Total de visualizações

PT

Por que o PT vai ficar com Lula

Sigla deverá mobilizar todas as suas (cada vez mais débeis) forças para salvar o ex-presidente, deixando que Dilma se vire por conta própria

6 MAR2016
12h25
  • separator
  • 396
  • COMENTÁRIOS
Não é segredo para ninguém que a presidente Dilma Rousseff e o PT não morrem de amores um pelo outro. Mas, agora, com o agravamento da crise política, por causa da delação do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), o partido deve escancarar o que já se sabe: entre o ex-presidente e líder, Luiz Inácio Lula da Silva, e Dilma, considerada uma neopetista, a legenda deverá mobilizar todas as suas (cada vez mais débeis) forças para salvar Lula. Oficialmente, o partido não romperá com a ocupante do Palácio do Planalto, mas, na prática, deixará que ela se vire por conta própria.
Cada um por si: em último caso, Dilma e Lula tentarão a sorte sozinhos
Cada um por si: em último caso, Dilma e Lula tentarão a sorte sozinhos
Foto: Divulgação/Roberto Stuckert Filho / O Financista
A decisão não será nenhum drama para os caciques petistas. Primeiro, porque o governo e o PT são instituições distintas. Por mais força que um partido tenha em uma administração, precisa repartir o poder com outras legendas. Isso, por si só, afasta presidentes dos partidos aos quais são filiados. Quando se trata de alguém que não tem nenhuma habilidade para negociar, isso é ainda mais verdadeiro. Este é o caso de Dilma, que, nos cinco anos em que está no poder, conseguiu desagradar praticamente todo mundo.
Em segundo lugar, o PT vive uma profunda crise de identidade. Após 36 anos da fundação e 13 anos no Palácio do Planalto, a agremiação enfrenta todos os desgastes possíveis: não pode, mais, criticar políticas econômicas ortodoxas, porque as adotou durante os anos Lula; também não consegue se apresentar como o único partido ético do país, após o mensalão e a Lava Jato. Cada vez mais emparedado pela erosão de todos esses anos, a legenda busca sobreviver.
Para isso, precisa mostrar que ainda é relevante para alguém. A saída, cada vez mais pregada pelas suas lideranças, é voltar às origens, se reaproximando dos movimentos sindicais e sociais que participaram de sua fundação. E quem mais representativo de sua origem, que Lula – o metalúrgico que viveu uma infância de pobreza, liderou greves no ABC, durante a ditadura, e alcançou a presidência, promovendo a inclusão de milhões de pessoas no mercado de consumo?
Sem escolha de Sofia
“Se precisar se salvar, vai prevalecer o instinto de sobrevivência e o PT ficará com Lula”, diz o cientista político Lucas de Aragão, sócio da Arko Advice. Pode-se argumentar que a insistência do discurso do “nós contra eles”, que atingiu seu ápice na campanha de reeleição de Dilma, só convence os militantes mais aguerridos, os famosos convertidos. Mas, para Aragão, será o suficiente para garantir um mínimo de mobilização, capaz de servir de anteparo para Lula e sua cúpula. “O partido não busca mais protagonismo; quer apenas sobreviver”, resume.
Se ficar entregue à própria sorte, Dilma ainda tem uma última carta na manga: ela ainda é presidente e ainda tem alguma tinta na caneta. “Ela vai usar a máquina pública como moeda de negociação”, diz o cientista político. Em bom português: vai negociar ministérios, cargos, verbas, emendas.. o que puder para atrair um mínimo de apoio político.
Sim, é aí que complica tudo para a presidente: negociar não é o verbo que ela conjuga com mais fluência. De qualquer modo, Aragão observa que “sempre haverá alguém querendo negociar apoio”, por puro cálculo político: por mais difícil que seja a situação de Dilma, o jogo ainda não acabou. “Não está claro quem vai ganhar essa disputa”, diz. A única coisa clara é que, se o jogo se transformar em um mata-mata, Dilma, Lula e o PT são capazes de jogar em times diferentes.
Compartilhar Google Plus

Autor Rede Alternativa

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Construa ja sua pagina - Fale Com Lincoln 031-91371331









Create your own banner at mybannermaker.com!Banner created withmaservicosgraficos.blogspot.com

Create your own banner at mybannermaker.com!Create your own banner at mybannermaker.com!create your own banner at mybannermaker.com!

Create your own banner at mybannermaker.com!Create your own banner at mybannermaker.com!

Create your own banner at mybannermaker.com!Create your own banner at mybannermaker.com!Create your own banner at mybannermaker.com!

Create your own banner at mybannermaker.com!Create your own banner at mybannermaker.com!

Create your own banner at mybannermaker.com!

Create your own banner at mybannermaker.com!Create your own banner at mybannermaker.com!

Colmeia: O melhor dos blogsCreate your own banner at mybannermaker.com!Create your own banner at mybannermaker.com!

Create your own banner at mybannermaker.com!Climell Beleza e Estetica - Massagens,Depilação,Unhas,Estetica, Masculino e Feminino